Todo ser humano é capaz de aprender e ter consciência da própria aprendizagem

Por Patrícia Lins e Silva

Como nascemos inteligentes, desde o berço estamos aprendendo. A inteligência rege a capacidade de aprender. Diferente dos outros animais, conseguimos pensar e refletir sobre a realidade imediata e, também, sobre espaços próximos, ou distantes, e tempos remotos ou futuros. Além disso, desenvolvemos a consciência e somos capazes de indagar sobre temas abstratos, como justiça e liberdade, entre tantos outros. E refletimos sobre nossa própria capacidade de aprender, numa prática de metacognição.

O sujeito da aprendizagem interage com o objeto a conhecer provocado por uma necessidade, na forma de um desejo, interesse ou desconforto. A aprendizagem mais marcante é a que parte da necessidade de aprender para resolver questões relevantes. De um conserto da roda de um carrinho à explicação de fractais.

A atividade do aprendiz é fundamental para a aprendizagem. Ele precisa estar num ambiente que desafie sua inteligência, que provoque suas capacidades físicas e intelectuais para que desenvolva sua capacidade de aprender.
As crianças e jovens não são passivos. Questionam o que percebem e têm interesse em discutir suas experiências e descobertas. A escola é o lugar ideal para acolher as indagações e os diversos interesses dos alunos. A escola é lugar de aprendizagens significativas.

Tags: Princípios Filosófico-pedagógicos