Crianças pequenas vão à escola

Por Patrícia Lins e Silva

Atualmente, a UNESCO e outras agências internacionais alertam para a necessidade de educar crianças antes dos 3 anos, reconhecendo que os estímulos devem começar logo no primeiro ano de vida e até mesmo antes do nascimento do bebê. As competências intelectuais, a inteligência emocional, a empatia, os valores e o desenvolvimento do pensamento lógico são diretamente influenciados pelo ambiente em que a criança cresce. A quantidade e a qualidade dos estímulos que a criança recebe, nos 3 primeiros anos de vida, afetam a quantidade e a qualidade dos circuitos neuronais que se formam no cérebro.

Para a criança pequena, é importante participar de experiências físicas e socioemocionais apropriadas para a idade.
A escola é o lugar que pode oferecer essas experiências e estímulos que nem sempre se pode ter em casa. A escola acolhe a curiosidade natural das crianças, provoca sua atenção, sua concentração e incita o desejo de explorar o mundo. Os professores são a referência adulta, que protegem os pequenos e sabem propor atividades adequadas a eles.

Crianças aprendem brincando. Mas brincar na escola é muito diferente de brincar em casa. E é muito mais divertido porque é com outras crianças. Brincar é assunto sério, e o brinquedo, na escola, é proposto com a intenção de promover o desenvolvimento, com experiências e desafios que tornam as brincadeiras interessantes e potencializadoras da capacidade de pensar, de inventar, de criar.

Para mostrar que lugar de criança é na escola, todos os anos assistimos aos muitos pequenos, assim que se adaptam ao ambiente escolar, entrarem risonhos e orgulhosos nas turmas, com a alegria de quem espera as novas descobertas. Sabem que ali é um espaço protegido e acolhedor, com atividades interessantes, onde são livres para exercer sua curiosidade, junto com os colegas.

O mundo é fascinante, e a escola é o primeiro passo para chegar a ele. É na escola que, mesmo muito pequenas, as crianças experimentam, conhecem e pensam sobre a realidade. É na escola que desenvolvem sua inteligência.

Tags: Infância