leia

CONHEÇA O INSTITUTO FANDOCA

Por Fred Affonso Ferreira - Instituto Fandoca

 

 

AJUDE ESTUDANTES COM BOLSAS. APOIE ESSE PROJETO.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

O Instituto Fandoca é uma associação sem fins lucrativos que nasceu no final de 2022 com o objetivo de promover o que chamamos de “educação de qualidade” para crianças e jovens que, normalmente, não têm oportunidade de estudar em boas instituições educacionais. Assim, contribuímos para garantir diversidade e inclusão efetiva nas escolas do grupo.

O nome, Fandoca, é uma homenagem ao fundador da Bahema, Afranio Affonso Ferreira, um entusiasta da Educação.

A missão do Fandoca é apoiar as Bolsas de Estudo para centenas de crianças e jovens nas escolas da Bahema Educação . Além de ajudar a sustentar uma “rede de apoio” para os atuais estudantes bolsistas, nosso objetivo também é consolidar, ampliar e difundir os Programas de Bolsas sociais já existentes, incluindo o da Escola Parque . Vale ressaltar que, no caso da Escola Parque, a Escola já apoia boa parte dos custos da “rede de apoio” ao fornecer materiais, almoços, uniformes e passeios  no Rio de Janeiro. O Fandoca pretende ampliar o alcance dessa rede.


Ampliar o Impacto Social e a Diversidade

Um dos maiores potenciais de contribuição das escolas é o impacto positivo que elas podem gerar nas sociedades em que estão inseridas. Reconhecemos que as escolas do grupo estão comprometidas em proporcionar uma educação transformadora e, embora alcancem progressos significativos, percebemos que ainda há espaço para um impacto ainda maior.

Acreditamos que, ao fortalecer a conexão entre a escola e a comunidade local, poderemos expandir nosso alcance e promover uma mudança positiva na realidade de mais pessoas. Valorizamos a diversidade e reconhecemos que ela é fundamental para um ambiente educacional enriquecedor.

Não basta incluir, tem que dar condição de permanência!

Com o Fandoca, queremos que os estudantes tenham, além da mensalidade 100% gratuita, uma rede de apoio que garanta todas as despesas extras: alimentação, uniforme, material, viagens e saídas pedagógicas, apoio pedagógico e psicológico e outras despesas. Só a Bolsa é pouco, temos que promover condições materiais e apoio para os estudantes bolsistas permanecerem com acesso a uma educação transformadora, uma educação de qualidade.F


Mão na massa
 
Nas primeiras ações do Fandoca em 2023, em um trabalho conjunto das famílias, das equipes das escolas, do Fandoca e da Bahema, foi possível notar a potência das ações integradas, da união da Comunidade Escolar em torno da garantia de acesso de todos os estudantes aos eventos pedagógicos das escolas. Chicão** e eu ajudamos a viabilizar algumas viagens de estudantes no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Mobilizamos as comunidades com campanhas de sensibilização, conhecidas como "Vaquinhas", e arrecadamos recursos que possibilitaram as viagens de dezenas de estudantes.


Quem tem Bolsas de Estudos nas escolas da Bahema?

A maioria dos estudantes com Bolsas nas 12 instituições educacionais do grupo é composta de filhas e filhos de funcionárias e funcionários  da área pedagógica ou de outras áreas das escolas.

A Bahema tem como política oferecer Bolsas a todas as filhas e a todos os filhos de funcionários(as). Atualmente, são cerca de 1000 estudantes com Bolsas, nas escolas do grupo. E há muitos(as) filhos(as) de funcionários(as) que não usufruem das Bolsas, por vários motivos, desde falta de recursos para bancar as despesas extras até a sensação de não pertencer àquele ambiente escolar.


Bolsas Sociais
 

Outros estudantes com Bolsas são oriundos de programas de Bolsas Sociais  oferecidos em 4 escolas da Bahema:

  • Na Escola Parque, existem programas em que a escola oferece Bolsas para estudantes da Rede Pública e das comunidades no entorno, desde a Educação Infantil até Ensino Médio.

  • Na Escola Viva, em São Paulo, parcerias com a Escola Pública Amorim Lima e com o Instituto Acaia possibilitam que jovens cursem o Ensino Médio.

  • O Projeto Ampliar, na Escola da Vila, também em São Paulo, foi lançado em 2018 e oferece Bolsas no Ensino Médio para estudantes de baixa renda, vindos da rede pública municipal e também da parceria com o Instituto Acaia.

  • Na Escola Mais, também em São Paulo, um projeto, lançado em 2019, oferece Bolsas Sociais para estudantes.
 
Estrutura e Integração

Apesar de boas iniciativas, com ótimas intenções, esses projetos sofrem desafios parecidos por estarem isolados. Há dificuldade para incentivar doações, principalmente de forma constante e sustentável. Além disso, como já dito, também há desafios na integração dos estudantes na escola: é preciso entender e encarar os obstáculos dessas crianças e jovens.

Por isso, a Bahema criou o Fandoca – Bahema Educação. Queremos apoiar os estudantes bolsistas que já estudam nas escolas e ampliar os Programas de Bolsas Sociais já existentes.

A partir deste ano, o Instituto se estrutura para organizar, integrar e arrecadar recursos para dar suporte aos estudantes que já estão nos programas de bolsas sociais mencionados e também
nos programas de filhos de funcionários. Assim, o Instituto pretende apoiar essas famílias para que seus filhos e filhas possam ser, de fato, estudantes das escolas Bahema.


Diversidade e Inclusão - Agenda Antirracista

Sabemos que só isso não resolve os desafios de impacto e diversidade que existem nas escolas e nas suas comunidades.

O Núcleo de Diversidade e Inclusão da Bahema Educação, composto por Bianca Laurino e Fabio Conceição, hoje está subordinado à Diretoria Pedagógica, hoje subordinado à Diretoria Pedagógica, Liderada por Sônia Barreira, que está à frente de atividades de sensibilização, letramentos e diagnósticos étnico-raciais nas escolas e na empresa. Já foram mais de 90 encontros. 
 
O objetivo é aumentar a consciência sobre o problema do racismo e favorecer uma agenda antirracista dentro dos projetos pedagógicos e sociais de cada escola. Algumas conquistas já podem ser comemoradas: a formalização do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Bahema Educação e a institucionalização de uma política de contratação afirmativa, que privilegia pessoas negras e indígenas nos processos seletivos.

O Centro de Formação da Vila, sob a coordenação de Cléa Maria da Silva Ferreira, oferece formação continuada ao time pedagógico e também é peça fundamental na implantação e execução de uma agenda de diversidade efetiva nas escolas do grupo.
 
 
Sustentabilidade

Para dar certo, o Fandoca precisa captar recursos financeiros, o que pode acontecer na forma de doações livres, discricionárias ou para constituir o fundo patrimonial.

A constituição do Instituto foi um processo cuidadoso, feito para garantir transparência e para que os recursos sejam destinados, exclusivamente, aos projetos descritos. O objetivo é que o Instituto ganhe cada vez mais autonomia, à medida que cresça, e que seus apoiadores possam se tornar associados que ajudem na sua governança.

 
Como doar?

Se você também acredita que podemos fazer a nossa parte para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa, e que a Educação de qualidade é condição para tal, contribua e ajude a difundir essa ideia.

Você pode fazer três tipos de doação:
  • Livre: pode ser utilizada para a Administração do Instituto ou qualquer uma de suas atividades fins.

  • Direcionada: usada para custear suporte aos estudantes com bolsas de uma escola ou a um(a) aluno(a) específico(a).

  • Endowment: só pode ser utilizado para ampliar o fundo patrimonial e somente os rendimentos desse montante podem ser usados na administração do Instituto. 
Para colaborar:
  • Faça um PIX ou depósito bancário na conta abaixo;

  • Indique o TIPO DE DOAÇÃO (Livre, Direcionada ou Endowment);

  • Envie comprovante com seu NOME e CPF para o e-mail doacao@institutofandoca.com.br.

Dados para doação:

Instituto Fandoca Bahema Educação - CNPJ: 55.149.587/0001-97
Banco Itaú
Agência: 6643
Conta Corrente: 14252-1

Ou chave PIX - E-MAIL doacao@institutofandoca.com.br

Bora participar? Juntos podemos mais!  


* Frederico Marques Affonso Ferreira, vulgo Fred, é jornalista de formação, acionista e fundador da Bahema Educação.

**Chicão é o apelido carinhoso de Francisco Eduardo Bodião, professor paulistano da Zona Leste, que tem vasta experiência com trabalho social e que, durante mais de 23 anos, dedicou-se à Escola da Vila.

A partir de 2023, Chicão e eu nos dedicamos a fazer o Fandoca decolar e virar uma realidade para centenas de estudantes.



Sobre a Bahema Educação

Nascida em 2016, oriunda de um grupo com mais de 70 anos de história, a Bahema Educação é uma empresa de ensino básico que viabiliza a construção de um grupo brasileiro de escolas que são referência de qualidade pedagógica.

Com pensamento alinhado ao projeto pedagógico dessas escolas - de formação de pessoas críticas e autônomas - a Bahema Educação acredita que tem muito a contribuir para a revolução pela qual a educação no Brasil e no mundo está passando.

Consideramos que serão cada vez mais relevantes as instituições comprometidas com a formação de alunos e alunas com pensamento crítico e recursos para atuar, no mundo, de modo responsável e consciente.

Sua atestada competência em tornar a gestão administrativa mais eficiente e sua capacidade para testar e medir fazem da Bahema o sócio ideal para que as escolas atualizem seu ambiente educacional a partir de seu DNA e perenizem seus projetos pedagógicos.

A Bahema foi fundada por Afranio Affonso Ferreira em 1953, em Salvador na Bahia, como uma empresa de comercialização de implementos agrícolas.

Atualmente o grupo é composto por 12 escolas (veja relação abaixo), o cursinho Intergraus e o Centro de Formação da Vila.

Tags: Escola Parque, Bahema Educação, educação de qualidade, sustentabilidade, Doar, Fandoca, Bolsa Social, Instituto Fandoca, Bolsas, diversidade, Inclusão, doações