Concurso FrancEcolab Brasil - Alunos conquistaram 3º lugar

A Escola Parque conquista o terceiro lugar no Concurso FrancEcolab Brasil

O concurso FrancEcolab Brasil é um projeto pluridisciplinar, inovador e dinâmico que, desde 2021, tem como missão inserir e sensibilizar sobre a importância da educação ambiental em francês e português nas escolas brasileiras. O principal objetivo deste projeto  é engajar e transformar o olhar de jovens, professores e toda a comunidade escolar para os problemas e desafios relacionados ao meio ambiente global, em três categorias (fundamental 1, fundamental 2 e Ensino médio).

Em 2024, o projeto entrou na sua quarta edição com total apoio e parceria da Embaixada da França no Brasil. A Escola Parque Barra participa há três anos do projeto. Os estudantes do Ensino Fundamental 2 do 8º ano e 9º ano de francês foram convidados a fazer parte da quarta edição do projeto pela professora Naira Viana da Costa. O 8º ano concorreu  com dois grupos: ÉcoAlliance e Les Écoparqueans.  Já o 9º ano concorreu com apenas um grupo: Les amies de la forêt. A modalidade 2 (Fundamental 2) teve por objetivo final criar um Slam autoral com o tema “Vivre en harmonie avec les forêts pour un futur meilleur" (viver em harmonia com as florestas para um futuro melhor). O envio desse slam deveria ser acompanhado de um pequeno resumo de um texto em francês sobre as ideias do grupo em relação ao slam criado. Todos os grupos participaram, durante seis meses, de palestras e oficinas online, todas oferecidas de forma gratuita pela Embaixada da França no Brasil.

Os alunos envolvidos participaram de inúmeras reuniões, tanto para a pesquisa como para a produção e envio do slam.  O resultado foi divulgado no último dia 09 de outubro, e o grupo Les amies de la forêt venceu o concurso em terceiro lugar com o Slam em defesa da Amazônia, “La forêt en Harmonie”. Vale ressaltar que foram mais de 54 projetos apresentados por mais de 40 escolas em todo Brasil. Todos os projetos foram avaliados por um júri formado por professores de francês, pequisadores e cientistas.

Parabéns a todos os estudantes de francês da Escola Parque Barra pela participação no projeto!! Agora vocês podem ser oficialmente considerados Écocitoyens, isto é, vocês agora são de fato Éco cidadãos. A Escola Parque apoia e deseja difundir o projeto FrancEcolab Brasil, pois entendemos que, dentre os diversos pilares para os quais nós educamos, devemos ampliar a visão dos nossos estudantes para a sustentabilidade com valores éticos, haja visto que  eles serão agentes críticos capazes de transformar o mundo para um futuro melhor.

Parabéns ao grupo de 9º ano grupo As amigas da Floresta!!

Alunas:

Bruna Ferreira Pestana Mello (901)

Julia Vaz Lima da Cruz (901)

Manuela Queiroz Trovão (901)

Clara Accioly de Mendonça (902)

Giovana Junqueira Viana Ximenes (902)

Sofia Fortini Angotto de Oliveira (902)

Maria Clara Rodrigues Mesquita (903)

Natália Maia Tavares(903)

Joana Martins Goulart(904)

Marina Weigert Dias (904)

Félicitations Les amies de la forêt!!!

Professeure

Naira Viana da Costa