EMPATIA SE APRENDE

Artigo por Patrícia Lins e Silva (“EMPATIA SE APRENDE. Ouvir jovens vozes inocentes a compartilhar fervorosas crenças em um mundo melhor é encantador e relaxante")
Leia mais em: https://vejario.abril.com.br/coluna/patricia-lins-silva/empatia-se-aprende-2/

Esta semana Patrícia Lins, nossa Diretora Pedagógica, nos traz a sua visão sobre um assunto ao mesmo tempo tocante e alentador. Ela descreve a descoberta de um serviço prestado por crianças de uma escola de Ensino Fundamental na Califórnia. Trata-se da hotline de alunos da
West Side School, que atende pessoas que buscam palavras de coragem e esperança. Patrícia comenta: “As crianças oferecem palavras encorajadoras na linha direta, que chega a receber 9.000 chamadas por hora. Às vezes, são tantas as pessoas que discam que a linha fica
sobrecarregada.”

Nossa Diretora Pedagógica ficou realmente impressionada com o projeto: “Li sobre este projeto e achei bastante curiosas as respostas confiantes e animadas das crianças: ‘Se você está se sentindo bravo, frustrado ou nervoso, pressione um.’ ‘Se você precisar de palavras de encorajamento de vida, pressione dois.’ ‘Se você precisar de uma conversa longa, pressione três.’ Ela conta que também há alguns conselhos pré-gravados para chamadores muito estressados. E até cita alguns: “Soque o seu travesseiro e chore nele”. “Vá pegar sua carteira e

Patrícia Lins conta que a linha direta, chamada Peptoc, é conduzida por estudantes a partir de uma ideia da professora de arte Jessica Martin. E que a intenção da professora Jessica era organizar um pequeno projeto comunitário para a escola, com os 141 alunos do jardim de
infância até o sexto ano.

Patrícia comenta: “Inesperadamente, o projeto foi um sucesso assim que foi lançado, no final de fevereiro. Talvez o comportamento de confronto, a irritação, com elevadas taxas de depressão, resultantes do terceiro ano da pandemia e da perspectiva de uma nova guerra,
trouxessem à sociedade o desejo de se aproximar de algo positivo.” O fato é que a linha direta do Peptoc trouxe um alívio para os inquietos e para os frustrados. Ou, como diz Patrícia: “Ouvir jovens vozes inocentes a compartilhar fervorosas crenças em um mundo melhor é encantador e relaxante.”

A professora Martin pondera, de acordo com o relato da Patrícia Lins, que a pandemia foi e continua sendo difícil para as crianças e para os adultos. Segundo ela, as crianças pequenas, de algum modo “mantêm alegria e otimismo mesmo em um mundo sombrio”. Ainda pelo
artigo que leu, Patrícia soube que o número do telefone do Peptoc foi parar nas mídias sociais, explodindo o volume de chamadas. “Uma semana depois - ela conta – O Peptoc estava recebendo 10 vezes mais ligações do que o esperado.’ Ou seja: o projeto que era para ser apenas local, de repente, se tornou surpreendentemente viral.

Patrícia prossegue: “Tudo começou com uma instalação de desenhos com frases otimistas e inspiradoras em uma exposição de arte da juventude no Centro de Healdsburg.” Ela relata que a linha direta foi o segundo passo no projeto de arte, com os alunos fazendo flyers divulgando a linha direta Peptoc. Os panfletos, segundo ela, traziam mensagens encorajadoras, com tiras destacáveis na parte inferior onde havia mensagens: “Você não é o único que quer suspirar alto”. “Está tudo bem em se sentir triste.”  O artigo conta que as crianças espalharam os panfletos pela comunidade: colando-os em farmácias, mercearias e postes telefônicos.

Ainda de acordo com o artigo lido por Patrícia Lins, a professora Martin baseou a sua ideia em uma linha direta que usava na infância para saber a hora certa. Como nos relata Patrícia, a professora “Apostou que uma linha direta com sabedorias de crianças seria encantadora o suficiente para funcionar. Pesquisou como fazer para criar uma e começou a fazer gravações com estudantes que queriam participar. Conseguiu que uma empresa de telefonia comercial percebesse o interesse do projeto e patrocinasse a linha direta Peptoc por 1 milhão de minutos.” Segundo o artigo lido por nossa Diretora Pedagógica, a professora já está em busca de doações, já que o volume de chamadas já aumentou para cerca de 11.000 por hora.

Patrícia comenta, positiva e entusiasmada: “O projeto Peptoc desenvolve a empatia das crianças e provoca bons sentimentos. Embora as próprias crianças também tenham
passado por muitas experiências pesadas, o projeto trouxe alegria para todos. As crianças perceberam que suas mensagens positivas para o mundo eram bem recebidas. O que não se esperava era que fizessem tanto sucesso!”

Para encerrar, Patrícia nos revela que a diretora da escola espera obter financiamento suficiente para manter o Peptoc operando no final do ano letivo e que, caso consigam, o
plano é adicionar mais mensagens gravadas e incorporar um novo tema a cada semana ou mais. “Nossos alunos são uma inspiração, e eu não poderia estar mais orgulhosa deles.” Patrícia conclui com bom-humor, imaginado que ao pressionar o número três numa linha direta, você pode ouvir um grupo de crianças dos jardins de infância que grita: “Você pode fazer isso! Continue tentando! Não desista!”

Tags: Artigos, Novidades, Educação, Escola Parque, Ensino Fundamental II, Ensino Fundamental I, artigo, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Patrícia Lins e Silva, escolas, Veja, Veja Rio, Califórnia