Projeto Viver Bem envolve pais, alunos e professores da Educação Infantil, Barra

No sábado, dia 25 de maio, foi realizado o Projeto Pedagógico Viver Bem – Ações Socioambientais, que reuniu pais, alunos e responsáveis das turmas de  Grupo 3da Educação Infantil ao 1º ano do Fundamental 1, Barra.

Ao longo do mês, toda a comunidade escolar se aprofundou nos estudos e ações socioambientais sobre formas de transformar o mundo para um VIVER BEM de todos. Esse processo pedagógico envolveu todos em trabalhos que valorizam a conexão entre saberes, a cooperação, a criatividade, a autonomia e o protagonismo: qualidades essenciais para transformar a sociedade.

Com experimentações, oficinas e jogos, espalhados pela Escola, os pais e alunos conheceram mais sobre os ciclos de vida dos animais e plantas, as diversas transformações das misturas, crescimento e decomposição, além de aprofundarem o estudo sobre alimentação saudável.

Os alunos do Grupo 3 estudaram sobre a Tribo Munduruku, seus hábitos e costumes. Com a ajuda da Profª Fernanda da Ecobé, as turmas planejaram a construção de uma casa de pau a pique, moradia dos povos da tribo Munduruku. Ao longo da manhã, os pequenos e suas famílias se empenharam na construção da casa que fica no bosque. Em outros espaços, aconteceram oficinas de tinta de urucum, exposição dos trabalhos, feitos em sala, com argila e  de instrumentos musicais indígenas com materiais reciclados.

O Grupo 4 observou as diferentes interações que acontecem na horta, pomar e composteira. Os alunos participaram de atividades envolvendo as partes das plantas, como: sementes, raízes, frutas e flores. Ao longo da investigação sobre as plantas e raízes nas aulas de Inglês, as crianças aprenderam a preparar a receita do “Fruit Yammy” (inhaminho de frutas). Em uma sala, todos puderam fazer a receita com o auxílio das professoras de Inglês, e os pais puderam acompanhar. Em outra sala, foi montado um espaço de observação dos animais encontrados, na Escola, pelos pequenos.

As turmas do Grupo 5 se envolveram no processo de revitalização da Praça Heitor Cajaty. Eles conheceram os espaços, fazendo diversas visitas ao longo do semestre, e encontraram um lugar de interação e encontro. Durante toda a manhã, puderam participar de diversas atividades que envolveram jogos lúdicos e brincadeiras populares, como: pular corda, bola de gude, amarelinha, queimado, entre outras.

O 1º ano estudou sobre a história do Brasil e sua biodiversidade. Os alunos descobriram que os  nomes de algumas plantas, animais e alimentos são  de origem indígena, e elaboraram mapas e jogos para registrar e compartilhar seus estudos.

Ao final todos foram levados à Praça, diante de um cortejo liderado pelos integrantes da Casa do Saber Popular e, em uma grande roda, cantaram e dançaram ao som do ritmo popular nordestino, Coco de Roda. O ritmo é estudado pelos alunos, durante as aulas de Música.

Tags: Novidades