Projeto Matemática é Vida estimula interatividade, interdisciplinaridade e reflexão

O Projeto Matemática é Vida movimentou a manhã de sábado dos alunos do Ensino Fundamental 1, Barra e Gávea, e dos alunos do Ensino Fundamental 2, Barra, com diversas oficinas. Além das oficinas oferecidas no evento, durante uma semana, as turmas da Escola produzem, em sala de aula, diversas atividades voltadas para a Matemática, evidenciando os conteúdos. O Projeto Matemática é Vida tem como objetivo mostrar, para os alunos, que a Matemática está presente nas diferentes áreas do conhecimento, nas artes e no nosso dia a dia.

As oficinas do Ensino Fundamental 1, Gávea, foram direcionadas para alunos, responsáveis e convidados e monitoradas por alunos do 4º e 5º anos. A proposta era estimular, por meio de jogos e brincadeiras, o pensamento lógico, a execução de cálculos, a criação de gráficos, comparações de grandezas e a produção artística. No Espaço Maker, os alunos construíram mobília com material reciclado e, na Sala de Mídias, em um programa de computador, puderam projetar ambientes.

Já na Barra, a monitoria das oficinas foi feita pelos alunos do 5º ano e quem participou do evento pôde fazer compras, de maneira divertida, em um mercadinho e envolver-se em uma gincana sobre medidas e grandezas, além de outras atividades. No Espaço Maker, alunos e responsáveis montaram, ainda, uma catapulta, e os alunos participaram, em seguida, de uma disputa de lançamentos.

No Projeto Matemática é Vida do Ensino Fundamental 2, Barra, os alunos participaram de oficinas que mostraram a presença da Matemática nas obras de artistas, como Leonardo da Vince, Calder e Beatriz Milhazes e em outras áreas de conhecimento. Eles fizeram pipas, catapultas, origamis poéticos, lançaram foguetes e outras atividades práticas propostas pela Escola. Houve ainda a entrega das medalhas de premiação da Olimpíada Canguru de Matemática para os alunos de destaque.

Barra

Gávea