Crianças e jovens precisam de escola

Por Patrícia Lins e Silva

Proibir a abertura dos colégios mostra, mais uma vez, a indiferença e o desprezo do país pela educação

Proibir a abertura das escolas públicas e privadas, enquanto o comércio e o resto da cidade abrem, mais uma vez expõe a indiferença, e mesmo o desprezo, do país pela educação.

O retorno à escola é necessário fundamentalmente para as crianças e jovens, que precisam conviver com os colegas e precisam do encontro com os professores e com a escola, que sempre trazem um outro olhar e uma escuta di ferente para eles. E, depois, por causa do transtorno econômico e social que causa às famílias.

Nesse tempo de confinamento, vieram se acumular mais problemas para a educação sobre os já existentes. Entre outros, o fato de que um número significativo de alunos está há mais de 6 meses sem nenhuma educação formal, com consequências futuras incalculáveis para o país. Essa geração marcada pela pandemia vive, ainda, o aprofundamento da desigualdade entre os que puderam continuar aprendendo on-line e os que não tiveram acesso a nada, nem à leitura de livros, que poderiam desenvolver a capacidade de pensar e expandir os horizontes.

O afastamento tão longo da escola acentua a evasão escolar e agrava a alimentação precária, risco de abusos, de violência física, de trabalho infantil.  A escola precisa receber de volta essa geração impactada e cuidar de sua saúde, física e mental.

Para o retorno, as escolas precisarão ser flexíveis e fazer parcerias com os diversos grupos de pais, alunos e professores, dialogando sobre o que é melhor para todos. Existem famílias que preferem manter os filhos em casa durante a pandemia, continuando com a aprendizagem virtual até o fim do ano. Para aqueles que não têm acesso a aulas virtuais, por falta do equipamento necessário, esperemos que seja recomendada, pelo menos, a leitura de um livro po or semana. Ler é um instrumento poderoso para ampliar a capacidade de pensar. Os livros podem ser emprestados de alguma biblioteca da comunidade, de algum amigo ou pedindo à própria escola.

Artigo de Patrícia Lins e Silva, Diretora Pedagógica da Escola Parque, publicado na Veja Rio.