Alunos do Ensino Médio participaram do Projeto Viver Bem

Na última semana, a Escola Parque promoveu, para os alunos do Ensino Médio da Barra e da Gávea, diversas atividades com foco na Sustentabilidade, um dos Pilares Estratégicos da Instituição. Essas atividades fazem parte do Projeto Pedagógico Viver Bem, que está previsto no calendário da Escola Parque. O projeto tem como base os saberes dos povos originários, o respeito à diversidade e a conexão entre todos os seres vivos e a mãe Terra. Além disso, busca o cuidado com a nossa casa comum, para transformar a realidade local e planetária, com responsabilidade e autonomia.

Na unidade da Gávea, os alunos participaram de assembleias e desenvolveram trabalhos, coletivamente, acerca dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas. Eles também participaram de oficinas oferecidas por convidados e parceiros da Escola Parque (Museu Sankofa – Rocinha, Morro pela Arte e Parque da Cidade) e de uma conversa com um representante da tribo indígena Pataxó.

Já na Barra, os alunos participaram de propostas de intervenções socioambientais na unidade e no ambiente externo. Os alunos da 1ª série ficaram responsáveis por desenvolver e implementar projetos de melhorias na Escola, enquanto os alunos da 2ª série foram encarregados da revitalização da Praça Heitor Cajaty. Além dessas atividades, os alunos também participaram de uma palestra com a historiadora Mariana Bruce sobre o tema “Bem viver” e de uma assembleia sobre “Juventude e saúde mental”.

A Sustentabilidade na Escola Parque é um eixo transversal da aprendizagem em todos os segmentos, o que favorece o desenvolvimento de uma cultura de práticas sustentáveis nos campos pedagógico e institucional. De acordo com o coordenador de sustentabilidade da escola, Bruno Maia, o Educar para a Sustentabilidade tem diversas referências, dentre elas, o conceito do “viver bem”, que amplia o olhar sobre as questões ambientais para questões socioambientais e favorece o entendimento de uma relação mais harmônica das pessoas com os outros seres vivos e com o ambiente.