A Escola Parque e o vestibular

Por Patrícia Lins e Silva

Os alunos da Escola Parque conquistam boas colocações nas melhores universidades, entre elas um 1º lugar na Medicina da UFRJ, considerado um dos exames mais desafiadores. Os alunos se dedicam e conseguem sucesso na universidade e curso que desejam.

Existe a crença de que, para passar no vestibular, basta um treinamento intensivo, mas a experiência mostra que o aluno mais bem preparado não é, necessariamente, o mais treinado. É importante dedicar-se ao estudo e conhecer as provas mais procuradas e seus estilos, mas isso, apenas, não basta.

Na verdade, o aluno deve ser preparado, desde pequeno, para refletir sobre a realidade, para aprender a ler o mundo, interpretar fatos e acontecimentos de modo crítico, raciocinar para resolver problemas e ter agilidade de pensamento para compreender qualquer desafio ou prova a que tiver que se submeter. Uma intensa relação com a cultura embasa a reflexão sobre as relações sociais, econômicas, políticas e os avanços científicos e tecnológicos que transformam a realidade contemporânea. Um lastro cultural embasa a capacidade de perceber a realidade com mais profundidade e situar o conhecimento dentro de um contexto. Estabelecer relações entre os saberes auxilia na compreensão de perguntas para depreender respostas. A organização lógica do pensamento facilita o entendimento e a dedução de soluções.

Os alunos preparados intelectualmente e comprometidos com uma atitude de estudo permanente conseguem ser bem-sucedidos, nos testes a que são submetidos, porque desenvolvem uma maturidade cognitiva construída na compreensão do que aprendem e não apenas no treinamento para provas.

A Escola Parque prepara os alunos para ingressarem nos cursos desejados e, mais importante e complexo, prepara os alunos para compreenderem e solucionarem os desafios da vida.

Tags: Educação