Educação Infantil e 1º ano do Fundamental 1, Barra e Gávea, realiza Festa Junina

Alunos, pais e convidados da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental 1, Barra e Gávea, participaram da Festa Junina que aconteceu na Escola. Com o objetivo de valorizar a cultura popular brasileira, o evento contou com danças tradicionais, comidas típicas, jogos, brincadeiras e prendas confeccionadas pelos alunos. Neste ano, as turmas fizeram uma homenagem à Paraíba e ao Centenário de Jackson do Pandeiro.

As turmas do Grupo 1 experimentaram o Coco de Roda, uma dança de roda e ritmo da Região Nordeste do Brasil. Os pequenos, ao lado dos pais e professores, dançaram músicas tradicionais, como: coco da paia e coco do pescador. Os alunos do Grupo 2 se envolveram na dança do Bumba meu Boi e Fulô. Em seguida, os alunos do Grupo 3 apresentaram Pinicapau e Sebastiana, músicas de autoria de Jackson do Pandeiro. O Grupo 4, que também pesquisou sobre a vida e a história do compositor, se apresentou com a Cantiga de Sapo e Tum Tum Tum. Os alunos do Grupo 5 fizeram a pesquisa sobre o Coco de Roda e dançaram o Coco do Norte e Comadre Florzinha – Maré, músicas tradicionais do ritmo do coco. Para finalizar, os alunos do 1º ano dançaram a quadrilha, um dos símbolos mais importantes das festividades juninas. Este ano, os pequenos fizeram uma homenagem à tradicional quadrilha de Campina Grande, considerada o maior São João do Brasil.

Além das apresentações de dança, nos espaços externos da Escola, como o bosque e os pátios, os convidados puderam participar de jogos e brincadeiras tradicionais, como Pescaria, Barraca de Argola, Bola na lata e Boca do Palhaço. As prendas, entregues aos vencedores das brincadeiras, foram confeccionadas pelos alunos, em sala de aula, ao longo das semanas que antecederam a festa. Todos os presentes puderam visitar as diversas barraquinhas com comidas típicas. A decoração da festa,resultado de pesquisas realizadas com as turmas, também foi feita pelos alunos.

Durante o intervalo da Festa, Pais, Convidados e Professores fizeram uma grande quadrilha e dançaram juntos, liderados pelos professores Luiz Millecco e Monique Desidério.

O Projeto Festa Junina tem por objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos acerca das tradições populares brasileiras.