leia

SEMANA DO COMBATE AO RACISMO

Por Escola Parque
21 DIAS DE ATIVISMO

 

A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE COMBATE AO RACISMO DA ESCOLA PARQUE ESTÁ INSERIDA NA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA CAMPANHA “21 DIAS DE ATIVISMO CONTRA O RACISMO”.

 

PROGRAMAÇÃO

02

 

17 DE MARÇO - às 9h
Live: Vida e o legado de Abdias do Nascimento com Elisa Larkin Nascimento
https://youtu.be/dFAjvcfLxRg

Abdias do Nascimento foi ator, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras. Considerado um dos maiores expoentes da cultura negra e dos direitos humanos no Brasil e no mundo.

Elisa Larkin Nascimento é mestre em Direito e em Ciências Sociais, pela Universidade do Estado de Nova York (EUA), e doutora em Psicologia, pela Universidade de São Paulo (USP). Preside o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) que, desde 1981, idealiza e organiza cursos, exposições e fóruns de educadores sobre o ensino da história e cultura de matriz africana.

 

03

17 DE MARÇO - às 11h
Live:
Arte e Ativismo com Lázaro Ramos
https://youtu.be/PEAW9eBNBd8

Lázaro Ramos é  ator, apresentador, dublador, cineasta e escritor. Reconhecido como um dos principais artistas do Brasil, tornou-se uma voz popular na militância pela igualdade racial no País

Iniciou a carreira artística no Bando de Teatro Olodum, formado por atores negros, em Salvador. Sua trajetória é marcada por trabalhos ligados à questão racial, como a realização da peça No Topo da Montanha, sobre Martin Luther King, os Programas Espelho (Canal Brasil) e Falas Negras, a direção do espetáculo Namíbia, o livro Na Minha Pele (Ed. Companhia das Letras) e a atuação em filmes, como: Madame Satã, Cidade Baixa e Ó, Pai ó.

 

01

18 DE MARÇO - às 11h
Live: Escrevivências com Conceição Evaristo
https://youtu.be/f-AXuQ_6jR8

Conceição Evaristo é a grande voz da literatura negra e feminina da atualidade. Graduada em Letras, pela UFRJ, trabalhou como professora da rede pública de ensino da capital fluminense. É Mestre em Literatura Brasileira, pela PUC-Rio, e Doutora em Literatura Comparada, pela Universidade Federal Fluminense.

Participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país, estreou na literatura, em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros.

 

05

19 DE MARÇO - às 10h
Live: Por uma “alfabetização antirracista” da comunidade escolar com o Coletivo EP Diversidade Racial
https://youtu.be/YzbNNZEFGP4

O Grupo EP Diversidade Racial é formado por pais e mães da EP Gávea e tem como missão contribuir para a “alfabetização antirracista” de toda a comunidade escolar.

Mediação:
Fábio Conceição é Professor de História da Escola Parque e faz parte do Coletivo Antirracista Carolina Maria de Jesus, que é formado pelos alunos da Escola. Especialista em Educação Antirracista, pela Faculdade de Educação da UFRJ. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do CEFET/RJ. Botafoguense, Salgueirense e Candomblecista.

 

04

20 DE MARÇO - às 10h
Tour Virtual: A Pequena África com Fábio Conceição
https://youtu.be/_VVrXuv4J04

Fábio Conceição é Professor de História da Escola Parque. Especialista em Educação Antirracista, pela Faculdade de Educação da UFRJ. Mestrando do Progorama de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do CEFET/RJ. Botafoguense, Salgueirense e Candomblecista.

Fábio fará uma visita virtual ao Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana. A região, chamada de "Pequena África", inclui a região portuária e os bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo. O nome, dado pelo compositor Heitor dos Prazeres no começo do século 20, já apareceu em livros, músicas e enredos de Escolas de Samba, mas permanece desconhecido para maioria dos brasileiros, apesar de representar fatos essenciais da nossa história.

Tags: Racismo, Semana de Combate ao Racismo, Escola Parque, Combate ao Racismo, Ativismo