Semana de Combate ao Racismo 2022

Durante o mês de março, os estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio participaram de uma importante atividade do nosso calendário escolar: a Semana de Combate ao Racismo! Com várias  palestras, debates, lives, oficinas especiais, atividades extracurriculares, externas e interdisciplinares, os alunos podem expandir a sua visão de mundo para, juntos, construir uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pretos e pardos representam mais da metade da população brasileira. Sua desvantagem histórica é reconhecida tanto quanto os prejuízos materiais, simbólicos e subjetivos que essa maioria da população sofre.

Há 50 anos a Escola Parque vem formando cidadãos críticos e conscientes de seu papel como agentes transformadores em direção a uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. Nossa Escola jamais furtou-se a problematizar os graves e diversos problemas da sociedade brasileira, sempre com a preocupação de construir, coletivamente, alternativas de enfrentamento e de busca de soluções a tais questões.

Nas palavras de Patrícia Lins e Silva, nossa Diretora Pedagógica: “Escola é lugar de aprender e refletir sobre os fenômenos que acontecem à nossa volta. Na escola, as crianças e jovens podem e devem debater questões que afetam a sociedade. Discutir oracismocom os alunos não é apenas contar a deplorável história da escravidão, sua abolição malfeita, a libertação dos escravizados sem amparo e sem preparo. A escola tem que trazer a questão doracismoinfiltrado nos sistemas sociais, econômicos e políticos em que vivemos.”

Veja um pouquinho do que rolou nas Unidades e para além dos muros da Escola Parque.