A Escola Parque convida toda a nossa Comunidade Escolar e público em geral para o evento Festival Escola Parque, na Unidade 355 - Gávea, que acontecerá no dia 29 de junho, sábado, das 9h às 14h30.
O Festival dos Projetos Colaborativos da Escola Parque é uma celebração do aprendizado e da criatividade dos nossos estudantes, proporcionando um espaço onde eles podem apresentar os frutos de seus trabalhos em oficinas práticas e interativas. Esse evento não apenas destaca a importância do trabalho colaborativo, mas também oferece uma oportunidade para que os estudantes demonstrem suas habilidades e conhecimentos em diversas áreas. Os projetos são organizados em quatro núcleos principais, cada um abordando questões fundamentais e contemporâneas, promovendo um aprendizado significativo e interdisciplinar.
Programação do Evento:
Núcleos Temáticos: Nossos Estudantes e Equipe Pedagógica vão apresentar 4 núcleos de projetos.
1 - NÚCLEO DE SUSTENTABILIDADE
2 - NÚCLEO DE HUMANIDADES
3 - NÚCLEO DE TECNOLOGIA
Exposições Interativas:4 - NÚCLEO DE ARTES
Sarau das Arte com os Projetos de Música, Artes Visuais e Teatro
1 - NÚCLEO DE SUSTENTABILIDADE (10h às 11h30)
O Projeto Colaborativo “Comida e o Mundo” tem o objetivo de propor uma imersão no modo como os estudantes se relacionam com o alimento, tanto no âmbito individual, quanto coletivo. Propõe uma investigação sobre o Sistema Alimentar, discutindo os impactos socioambientais presentes na produção e consumo de alimentos. Por meio da prática culinária, os estudantes são apresentados a novos sabores, que estimulam hábitos mais saudáveis e conscientes.
Durante o Festival dos Projetos Colaborativos, os estudantes irão compartilhar os sabores e reflexões que nortearam os encontros durante o semestre. Como protagonistas do processo, eles apresentarão seus temas de aprofundamento e receitas realizadas durante o curso. Serão três grupos simultâneos que abordarão as seguintes temáticas:
1- Agronegócio, da produção ao consumo
2- Nova Classificação dos Alimentos, identificando o que comemos.
3- Racismo Alimentar e Cozinha Decolonial
Ao final, acontecerá o lançamento do livro de receitas Comida e o Mundo 2024.
Ao longo do primeiro semestre de 2024, os estudantes da Escola Parque desenvolveram alguns projetos de Biodesign, focando na regeneração da Sala de Bioconstrução do pátio do Rio Rainha. A execução dos projetos teve o objetivo de criar uma área reservada e confortável para o descanso dos funcionários, durante seu horário de almoço; construir uma cozinha de barro para as crianças da Educação Infantil e melhorar a estrutura e acabamentos do espaço, inspirados pelos grafismos indígenas.
Durante o Festival, a Oficina de Biodesign dará continuidade e acabamento ao projeto do painel de bambu da Sala de Bioconstrução, com grafismos indígenas e colocação do barro final nas estruturas da cozinha.
O Projeto Colaborativo de Agrofloresta visa proporcionar aos alunos uma imersão na observação da natureza e na compreensão de seus mecanismos de autossustentação. Esse projeto tem os seguintes objetivos principais: compreender os ciclos e inteligências da floresta; permitir um maior envolvimento com o ecossistema local; produzir alimentos de maneira integrada à natureza e estimular a autonomia, criatividade e senso crítico perante as questões socioambientais.
Na oficina, os alunos e os demais participantes irão aplicar, de forma prática, os princípios e técnicas da agrofloresta dentro do espaço escolar, realizando um plantio sustentável e integrado às dinâmicas naturais da Mata Atlântica.
2 - NÚCLEO DE HUMANIDADES (10h às 11h30)
DEBATE: “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO”
O núcleo de Humanidades promoverá um debate sobre “Inteligência Artificial e Educação.” A oficina será protagonizada pelos estudantes dos projetos de Cidadania Global e de Economia Criativa, com o objetivo de apresentar uma amostra das experiências vivenciadas ao longo do semestre. Os alunos serão responsáveis por conduzir o debate, envolvendo a participação dos responsáveis e demais convidados. Eles levantarão questionamentos e argumentações que coloquem em perspectiva as diferentes visões sobre o tema.
O objetivo é proporcionar uma discussão ampla e profunda sobre o impacto da Inteligência Artificial na Educação, estimulando a habilidade argumentativa e a interação entre todos os presentes, e promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo onde diferentes perspectivas serão exploradas.
No Projeto de Produção Audiovisual, os alunos se dividiram em grupos e criaram três curtas-metragens. Durante o semestre, os estudantes desenvolveram um argumento para o filme, elaboraram um roteiro, dividiram as tarefas para a realização de seus projetos e, finalmente, produziram seus filmes. Para enriquecer o processo, eles assistiram a curtas e filmes clássicos da história do cinema e exploraram diversos conceitos cinematográficos, como: fotografia, planos, ângulos de câmera, iluminação, som, edição e direção de arte. Este projeto estimulou a criatividade e o trabalho em equipe, e também proporcionou uma compreensão prática das técnicas cinematográficas. Na apresentação dos Projetos Colaborativos, os participantes terão a oportunidade de assistir aos filmes produzidos pelos alunos.
Então, preparem-se e aproveitem o espetáculo, pois os filmes já vão começar!
3 - NÚCLEO DE TECNOLOGIA (10h às 11h30)
O Núcleo de Tecnologia da Escola Parque elaborou coletivamente, ao longo do semestre, projetos interdisciplinares que serão apresentados no Festival de Projetos Colaborativos.
Durante o semestre, os alunos desenvolveram atividades que culminaram na criação de bonecos, representando personalidades afro-brasileiras de grande relevância histórica e cultural, como: Cartola, Elza Soares, Zumbi dos Palmares e outros. Além disso, estão trabalhando em personagens para o filme "Caminhos para a Cultura do Bem Viver". Durante o Festival, haverá uma exposição desses personagens, juntamente com cartazes que contam a história dos filmes produzidos nos anos anteriores.
No Projeto de Programação de Artefatos, os alunos apresentarão seus artefatos programados e impressos em 3D, desenvolvidos durante as aulas. Um destaque é o palco giratório que permite a exibição dos bonecos, criados nas aulas de multimídia, de forma interativa e manipulada manualmente, oferecendo uma experiência dinâmica para os espectadores.
No Projeto de Criação de Coisas, os alunos desenvolveram um sistema de sensores que, ao serem tocados pelo público, acionam a exibição de vídeos informativos sobre as personalidades afro-brasileiras criadas nas aulas de multimídia. Essa interação promove uma experiência educativa e imersiva.
Durante o Festival, serão realizadas oficinas, incluindo uma de Modelagem de Personagens (Multimídia) e outra de "Besourinhos Robôs" (Criação de Coisas). Na oficina de Besourinhos Robôs, os participantes terão a oportunidade de criar pequenos robôs usando eletrônica básica, como: bateria, micro motor dc, arame e tampinhas de garrafas pet. Essa atividade proporciona não apenas a aprendizagem de conhecimentos básicos de Física e Eletrônica, mas também a sensação de que é possível fazer arte usando princípios científicos.
4 - NÚCLEO DE ARTES
SARAU DAS ARTES (apresentação - não tem inscrição)
O Sarau das Artes proporciona aos nossos estudantes uma oportunidade de expressão artística, exercício do protagonismo, trabalho em equipe e autonomia com responsabilidade. Além de revelar e de fomentar talentos, o evento estimula novos contatos entre educandos, bem como entre estes e os demais membros da Comunidade Escolar. É uma chance para que professores observem os estudantes em situação didática diferente da habitual e para que os responsáveis e demais convidados conheçam um pouco mais da expressividade artística e da identidade cultural resultante de nossas práticas pedagógicas. Trata-se de uma oportunidade para que o corpo discente se reconheça e se faça conhecer projetando sua identidade, tanto para dentro, como para fora dos muros da Escola.
A turma de Música dos Projetos Colaborativos fará uma apresentação coletiva no Festival. O repertório será composto por canções das décadas de sessenta e setenta, fruto de uma pesquisa da turma sobre a memória crítica da Ditadura Militar (1964-1985), motivada pelos sessenta anos do golpe que instaurou o regime. Embora esse seja o foco principal, o repertório também inclui outras canções que refletem outras facetas do universo de interesse da turma. Os arranjos são todos de autoria coletiva.
"O olho vê, a lembrança revê. E a imaginação transvê. É preciso transver o mundo. A natureza deu a forma, os artistas desformam. É preciso desformar o mundo: tirar da natureza as naturalidades." - Manoel de Barros
O Projeto de Artes Visuais estuda o processo criativo por meio de perguntas instigantes, como: A criatividade é uma exclusividade dos artistas? É uma habilidade que pode ser desenvolvida? Onde nascem as ideias? Qual a relação entre dom e talento, inspiração e criatividade, pesquisa e curiosidade, e ócio e suor? Para o Festival Colaborativo, os alunos farão uma mostra dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, além de planejar a ocupação e decoração do ambiente. Os temas dos projetos expostos incluem os 60 anos da Ditadura, a cultura das máscaras, a imagem do som e o dadaísmo, desenho e criatividade.
No Projeto de Artes Cênicas, os estudantes foram convidados a criar textos ou performances que "traduzam" diversas obras artísticas, como: poemas, músicas, fotografias e trechos de filmes, a partir de improvisações práticas. Esse conceito de transposição, simplificadamente chamado de tradução, tem como objetivo pedagógico posicionar os alunos no lugar do outro, enriquecendo sua percepção e produção artística. O tema do semestre foi baseado nos 60 anos do golpe, trabalhando com a censura à liberdade de expressão para a criação de imagens cênicas baseadas em fotos, músicas e poemas que denunciam essas questões. Inspirados pelo Teatro do Oprimido de Boal, foram criadas fotos cênicas a partir da música "Cálice" de Chico Buarque e Gilberto Gil, sob interpretação de Pitty e fotos de época de Evandro Teixeira; micro cenas explorando a questão "O que é ditadura para você?" e a "tradução" em cena do poema "É Preciso Agir" de Bertolt Brecht. Acontecerá uma exposição dos vídeos e fotos das cenas dos estudantes.
Inauguração do Muro do Bem Viver
Durante o Festival, haverá a inauguração do Muro do Bem Viver. Localizado na porta da Escola, o muro será um ponto de doações onde a Comunidade Escolar poderá compartilhar e trocar gentilezas, reforçando os valores relacionados ao Bem Viver e à Ética do Cuidado que são promovidas na Escola Parque.
Participação do Ensino Fundamental 2
Os alunos do Ensino Fundamental 2 também foram convidados para participar do Sarau, proporcionando interações entre diferentes segmentos da escola e contribuindo para a consolidação de uma identidade da Escola Parque.
Venham participar e celebrar o trabalho colaborativo, a criatividade e a cultura de Bem Viver com toda a nossa Comunidade Escolar!