A Escola Parque apoia a campanha do Outubro Rosa anualmente. Por meio de Projetos que são desenvolvidos e mediados durante as aulas, no mês de conscientização sobre o câncer de mama, Funcionários e Alunos se mobilizam e acolhem pacientes em tratamento. Campanha de corte de cabelo, arrecadação de Kits e produção de mensagens para mulheres em tratamento oncológico são algumas das ações desenvolvidas.
CUIDE-SE! O AUTOEXAME SALVA VIDAS.
Não tenha medo, faça o autoexame das mamas. É um processo simples e pode detectar o câncer na sua fase inicial, quando a possibilidade de cura é grande.
AUTOEXAME DAS MAMAS - Você já fez este mês?
O autoexame da mama é uma excelente forma de se conhecer a anatomia dos próprios seios, ajudando a identificar, rapidamente, alterações que possam indicar o desenvolvimento de câncer. No entanto, também pode ser um método que causa muita ansiedade, sobretudo quando se encontra alguma alteração.
Assim, é importante saber que a presença de pequenos nódulos, na mama, é relativamente comum, especialmente nas mulheres, e não indica que um câncer está se desenvolvendo. No entanto, se esse nódulo for aumentando ao longo do tempo, ou se causar outros sintomas, pode indicar malignidade e, por isso, deve ser investigado por um médico. Os sintomas que se devem estar atentos são:
Para cada 100 mulheres diagnosticadas, 1 homem é diagnosticado com câncer de mama. Enquanto na mulher, a mamografia é a melhor forma de identificar uma possível alteração maligna, no homem, o melhor exame é a palpação. Entretanto, caso o homem identifique alguma alteração, deve ir ao médico para que ele também faça a palpação e peça outros exames se for necessário.
Até crianças podem ter câncer de mama. No Canadá, em 2011, houve um caso de uma menina de 2 anos apenas. Quem tem mamas pode ser acometido por câncer de mama.
Passo a passo para fazer o autoexame da mama.
Para fazer, corretamente, o autoexame da mama é importante fazer a avaliação em 3 momentos diferentes: frente ao espelho, em pé e deitado, seguindo os seguintes passos:
Em frente ao espelho, deve-se retirar toda a roupa e observar seguindo o seguinte esquema:
Durante a observação, é importante avaliar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades. Caso existam alterações que não estavam presentes no exame anterior ou exista diferença entre as mamas, é recomendado consultar o ginecologista ou um mastologista.
A palpação de pé deve ser feita durante o banho, com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Para isso, deve-se:
A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados, em movimentos circulares, em toda a mama e de cima para baixo. Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.
Esses passos devem ser repetidos na mama direita para terminar a avaliação das duas mamas. Caso seja possível sentir alterações que não estavam presentes no exame anterior, é recomendado consultar o ginecologista para fazer exames diagnóstico e identificar o problema.
Agradecemos ao Projeto Encontros pelas informações cedidas. Caso queira ter mais informações sobre esse Projeto, ser mais um parceiro ou se voluntariar, acesse o perfil no Instagram, @annaptbarreto.