Diálogos na Parque – Gávea

A primeira edição do Diálogos na Parque contou com a presença da comunidade escolar, de representantes das comunidade do entorno e convidados. O tema foi “Que Gávea é essa? As muitas Gáveas da Gávea”, e esse encontro foi ministrado pelo jornalista Marcelo Lins. Fizeram parte da mesa de debate o Coordenador do Museu Sankofa da Rocinha, Antônio Firmino, o professor e pesquisador do Departamento de Geografia da PUC-Rio, Marcelo Motta, e a diretora do Observatório de Favelas, Isabela Souza.

Além do debate, foi realizada também uma Oficina de Grafite organizada pelo coletivo Morro pela Arte. Os participantes da Oficina produziram dois painéis, tendo como base o mesmo tema do evento, que estão expostos no quioscão da unidade 355, na Gávea.

O projeto surgiu de uma proposta de um grupo de pais da Escola Parque. Esses pais, alinhados aos valores da Escola, acreditam que é preciso reconstruir na base a cultura democrática da troca de ideias, fazendo dela uma razão para que Pais e Escola se reúnam, compartilhando espaços comuns. A proposta é partir sempre de temas do dia a dia, buscando trabalhar sua relação com questões mais abrangentes ou ideias mais abstratas, do micro para o macro, do nosso quintal para o mundo. É criar um espaço que não seja marcado pela polarização, mas por uma discussão saudável, criando pontes entre a comunidade e o asfalto, entre as organizações sociais, os coletivos, a universidade e a sociedade civil de modo mais amplo.