COMITÊ ANTIRRACISTA DA ESCOLA PARQUE (CAEP)

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pretos e pardos representam mais da metade da população brasileira. Sua desvantagem histórica é reconhecida tanto quanto os prejuízos materiais, simbólicos e subjetivos que essa maioria da população sofre.

A Escola Parque, que há mais de 50 anos forma cidadãos críticos e conscientes da realidade em que vivem, acredita que a educação é capaz de conter a propagação do racismo estrutural. É inaceitável que, a cada 23 minutos, um jovem negro morra, violentamente, no Brasil, como informam institutos de pesquisa.

Nossa equipe pedagógica e docente está sempre promovendo ações antirracistas nos diversos segmentos. Desde 2019, o Grupo EP Diversidade Racial (GEPDR) - um coletivo de pais e mães da Escola Parque - vem consolidando a parceria de Justiça Social e Bem Viver, com reuniões periódicas junto com a Gestão da Escola Parque, construindo uma agenda antirracista.

Agora, diante de um tema tão enraizado em nossa sociedade, fundamos o Comitê Antirracista da Escola Parque (CAEP), afinado com as propostas pedagógicas e com os pilares estratégicos da instituição. A Missão do CAEP é integrar e articular a comunidade escolar na criação de uma CULTURA ANTIRRACISTA, que envolva as equipes pedagógica e administrativa, alunos e famílias.

Considerando que o racismo não é apenas uma herança, mas também um problema presente, que se propaga num aprendizado sorvido desde o nascimento, acreditamos que pode ser desconstruído por uma educação transformadora e aderimos ao lema “Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”.

A primeira ação do CAEP será um Censo com todas as equipes da escola e com os alunos a partir do Ensino Fundamental 2, para conhecer melhor nossa realidade demográfica e poder orientar ações no sentido da ampliação da diversidade, equidade e inclusão étnico-racial. A partir do 1º semestre de 2022, também realizaremos uma formação em Letramento Racial com professores e funcionários administrativos.

Tags: Antirracismo, CAEP, Direitos Humanos, ações antirracistas, Dia Internacional dos Direitos Humanos, cultura antirracista