Blog Escola Parque

CAROLINA MARIA DE JESUS, PRESENÇA E LEGADO

Escrito por Escola Parque | Dec 14, 2020 5:58:41 PM

O IMS Rio celebra Carolina Maria de Jesus em 14 de março, dia de seu aniversário, com uma conversa entre a Profª Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina, e a escritora Conceição Evaristo. Evaristo e Carolina apresentam, em suas narrativas e biografias, diversos pontos de contato. As escritoras são também, cada uma a seu modo e em seu tempo, expoentes da literatura feminina negra. Conceição conta que, na Belo Horizonte do final da década de 1960, quando leu Quarto de despejo, sentiu-se como alguns dos personagens da favela Canindé, retratados no diário de Carolina. Segundo Evaristo, sua mãe “leu e se identificou tanto que igualmente escreveu um diário, anos mais tarde. Guardo comigo esses escritos e tenho como provar, em alguma pesquisa futura, que a favelada do Canindé criou uma tradição literária. Outra favelada de Belo Horizonte seguiu o caminho de uma escrita inaugurada por Carolina e escreveu também, sob a forma de diário, a miséria do cotidiano enfrentada por ela”, completa no depoimento, durante o I Colóquio de Escritoras Mineiras (UFMG).

O debate entre Vera Eunice e Conceição Evaristo será mediado pelos pesquisadores Raquel Barreto e Hélio Menezes, também curadores da exposição “Um Brasil para brasileiros” [título provisório], que será inaugurada a partir de agosto, no IMS Paulista.

Gávea
IMS Rio – Pequena Galeria

Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea.
14 de março, sábado, às 18h.
Entrada gratuita.
Evento sujeito a lotação do espaço.
Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento.
Limite de 1 senha por pessoa.