ARTIGO por Patrícia Lins e Silva - Transformar mundos para salvar o planeta

Como a escola pode nos ajudar a lidar com um planeta em ebulição e a formar uma consciência moral sobre o assunto?

Esta é a reflexão que Patrícia Lins e Silva nos convida a fazer em seu artigo para a revista Veja na semana do dia 08 de julho. Ela nos mostra a importância de uma abordagem, realista, através da educação, de temas como o desmatamento, o aquecimento global e a iminente extinção de diversas formas de vida, aí incluídos nós, os seres humanos.

Para que isso seja possível, ela nos propõe Uma escola onde os alunos aprendem a olhar para além de seus limites nacionais, sociais, étnicos, religiosos etc, para cuidar de todos – pessoas e ambiente.” E nos lembra de que “Não temos um modelo de escola anterior para nos guiar no enfrentamento desta crise.”

Mas defende que temos a capacidade de resolver problemas, de criar e de inovar, para construir uma escola capaz de propor o enfrentamento dessas questões tão graves através da contribuição de seus próprios alunos. Como disse Sílvio Meira, o mestre da computação, com quem Patrícia conversou anos atrás: “Pergunte aos seus alunos, eles terão muitas ideias, saberão como ajudar a encontrar novos caminhos.”

Em seu artigo, Patrícia Lins e Silva traz um cenário bastante preocupante e aponta um caminho ao mesmo tempo óbvio e desafiador. Que nos faz pensar que, de certa forma, as soluções para o futuro dependem dos cidadãos do futuro. E que eles estão aqui, hoje, nas nossas escolas.

Leia mais em: https://vejario.abril.com.br/blog/patricia-lins-silva/educacao-transformacao-mundo/

Tags: Artigos, Construção Moral na Escola Parque, Escola Parque, escola, planeta, salvar o planeta, Patrícia Lins e Silva, tranformar