leia

Trabalho de Campo no Cerrado

Por Escola Parque

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Parque, Barra e Gávea, viajaram para a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, para mais um Trabalho de Campo. Essa viagem teve como objetivo conhecer mais um bioma brasileiro, o Cerrado, e as diferentes práticas sustentáveis, por meio de uma imersão cultural, entendendo as dinâmicas locais, além de promover uma integração entre os alunos das duas unidades.

Eles percorreram trilhas, passaram por cachoeiras e visitaram as comunidades locais e suas estações de reciclagem e compostagem, tidas como modelo da região, onde participaram de oficinas e palestras. Os alunos tiveram também a oportunidade de conversar com moradores e especialistas da região, entendendo melhor como funciona a economia local e o bioma.

A aluna Julia Handam contou que, na região, o ano é dividido somente em período de seca e de chuva, bem diferente do que encontramos no Rio de Janeiro. Ela ainda destacou que o que mais a impressionou foi ver que o Cerrado é um bioma composto de diversas formações, bem diferente do que ela esperava deparar-se. O aluno Rodrigo Santive complementou que a viagem proporcionou uma visão mais real da região. “É possível ver as dificuldades de plantio numa terra seca, sem infraestrutura e com a falta de água, e como isso tudo faz diferença”. Já a aluna Luiza Barroso ressaltou que o contato com a população local proporcionou um aprendizado enorme, pois foi por meio desse contato que tiveram a possibilidade de vivenciar novas experiências socioculturais, além de conhecer as diferentes fontes de renda que movimentam a região.

Tags: Novidades

Artigos relacionados