Somos Solidários

Por Patrícia Lins e Silva

Num momento em que a humanidade se comporta com muita intolerância e pouca solidariedade, foi animador testemunhar a organização espontânea e generosa das pessoas que se dispuseram a ajudar os que estavam em situação precária, nos alagamentos provocados pelas chuvas.

A adversidade fez aflorar o que há de melhor nos seres humanos, que saíram da proteção de suas casas para agir e apoiar quem precisava.

Famílias da nossa comunidade escolar se uniram numa rede de solidariedade, que se ampliou para fora do grupo, oferecendo alimento e roupas secas aos desabrigados, facilitando a comunicação com parentes e amigos, abrigando as pessoas para pernoitarem em suas casas, enfrentando com coragem, a pé, ruas alagadas para auxiliar e amparar os que se encontravam ilhados.

Para educadores, como nós, esses modelos positivos marcam profundamente a formação dos Alunos, que aprendem que compaixão e altruísmo são sentimentos para se levar vida afora.

Escola é lugar para aprender a argumentar e escutar o outro, competências fundamentais no desenvolvimento de crianças e jovens. O respeito verdadeiro passa por acolher, escutar e ajudar o outro sem discriminação.

Como pertencemos à espécie humana, que nasce inteligente, somos capazes de apaziguar os sentimentos de rancor e indiferença que nos rondam para resgatar a empatia pelos que precisam de nossa ajuda.

Proteger os outros faz parte de nossa natureza. É o que dá esperança à humanidade.

Tags: Educação