leia

Ano Velho, Ano Novo

Por Patrícia Lins e Silva

A cada final de ano, as crianças são submetidas à insistente doutrinação da propaganda, que tenta convencer que a felicidade depende de possuir determinados objetos, alimentos, diversões, viagens e tantas outras coisas. Algumas mensagens são bastante ambíguas já que pregam, ao mesmo tempo, amor, paz, esperança e a felicidade de possuir os produtos anunciados, seja um presunto ou uma bicicleta.

As crianças, no período de desenvolvimento intuitivo e operatório-concreto, são especialmente sensíveis à mensagem concreta dos brinquedos e jogos exibidos. Suas estruturas cognitivas dão conta do que é compreensível e significativo para elas, no momento. Seus desejos se confundem com os anúncios veiculados. As mensagens de paz e boa vontade são abstratas e dependem de desenvolvimento de estruturas cognitivas e de maturidade e, por isso, ficam perdidas. Para ajudar nossos filhos a resistirem a apelos tão fortes, é bom retomar conversas sobre o que acontece no mundo, sobre a realidade, o consumo exagerado, as injustiças, os preconceitos e tantas desigualdades. As crianças precisam crescer num ambiente acolhedor e ético, onde possam aprender o valor da liberdade, da solidariedade e da justiça, onde possam compreender que todos têm direitos e deveres e que é preciso respeitar o outro e os combinados – as leis – que regem a vida em sociedade. As conversas podem desenvolver nas crianças uma visão crítica em relação à imposição artificial de desejos e, também, estimular sentimentos generosos em relação à vida e aos outros.

Todos nos preocupamos com os excessos que o mundo do consumo impõe a nossos filhos e desejamos tornar diferente o próximo ano e o futuro deles. Vamos começar deslocando o foco da festa de fim de ano. As crianças ganharão presentes, sim, mas também podem ensaiar uma peça de teatro ou um coro musical ou alguma atividade para apresentar à família, como uma doação. A apresentação dilui as expectativas, e as crianças costumam adorar essas exibições.

O importante das festas de fim de ano é o encontro com a família e os amigos, num momento de afetos e de esperança num ano melhor.

Tags: Educação